Métodos Asiáticos de Ensino de Matemática

Um método de ensino de matemática que vem ganhando espaço nas escolas dos Estados Unidos e de outros países, assim como entre os adeptos do homeschooling, é o Singapore Math. A partir da década de 80, o Ministério da Educação desse país asiático permitiu a venda de seus livros didáticos para instituições privadas e, dado o sucesso dos alunos cingapurianos nos exames internacionais, não demorou muito para o método ser replicado.

Para as famílias homeschoolers ou simplesmente para os pais que querem complementar a formação escolar dos filhos, recomendo conhecer melhor esse método, assim como outros que também são bem comentados internet afora. A tradução que vem abaixo é nesse intuito.

Escrito por Nalika Unantenne; publicado no TheAsianParent.com.


Qual o melhor programa de aprimoramento matemático para o seu filho?

Nós damos a você informações sobre o S.A.M, Kumon, MPM e E.nopi, programas de aprimoramento matemático, de forma a ajudá-lo a escolher qual deles é o melhor para o seu filho. Continue lendo!

Matemática.

Uma palavra simples, porém crucial, quando se trata da educação infantil. Um bom entendimento dos conceitos matemáticos ensina às crianças importantes habilidades mentais como os pensamentos crítico e lógico.

Aprender a lidar com dinheiro, calcular porcentagens e entender frações, ainda nos primeiros anos escolares, irá ensinar às crianças habilidades práticas da vida como calcular os impostos e seguir uma receita, entre outras atividades que serão úteis a elas quando se tornarem adultas.

Desnecessário dizer, é impossível viver uma vida independente sem matemática.

Atualmente, os pais podem optar entre diversos programas de aprimoramento matemático. Contudo, essa decisão, quando se pensa no melhor futuro para os filhos, pode ter um grande peso.

Como escolher aquele que melhor se adequa às necessidades da criança? Para tornar essa tarefa um pouco mais fácil, apresentamos a você informações acerca de 4 programas de matemática que são populares em Singapura:

  • Seriously Addictive Mathematics (S.A.M.) [Matemática muito viciante];
  • Kumon;
  • MPM (Multi Process Model) [Modelo multi-processo];
  • E.nopi (conhecido agora como Eye Level Math) [Matemática à altura dos olhos].

Seriously Addictive Mathematics (S.A.M) [Matemática muito viciante]

O método “Seriously Addictive Mathematics” (também conhecido como S.A.M.) é um programa de aprendizado de matemática de Singapura que oferece um currículo único para crianças entre 4 e 12 anos.

O programa S.A.M. é projetado com base no currículo matemático de Singapura, que é um dos programas de matemática de maior sucesso no mundo — de acordo com as tendências das pesquisas internacionais da Maths & Science Study (TIMMS).

O S.A.M. oferece mais de 30.000 páginas de planilhas de “aceleração” e as lições são conduzidas por um time de instrutores qualificados. Isto faz do S.A.M. um dos programas mais completos de matemática de Singapura, sendo até premiado como o melhor programa de matemática pela revista Parents World.

Benefícios do Seriously Addictive Mathematics (S.A.M)

  • Com a experiência das planilhas, a criança irá praticar a autodisciplina e o pensamento independente ao longo de um período determinado de estudo em casa;
  • A carga de trabalho e a dificuldade dos exercícios são cuidadosamente pensadas para garantir que o processo de aprendizado se manterá desafiante e divertido, de acordo com as habilidades das crianças;
  • Os instrutores irão interagir com as crianças pelo diálogo, fazendo perguntas, proposições, jogos e por meio de palavras de encorajamento — tornando a hora da lição mais alegre e interativa;
  • Por meio da interação com as crianças na sala de aula, os instrutores avaliarão como cada uma delas está lidando com os exercícios. Isto lhes permite olhar para as áreas problemáticas que precisam ser trabalhadas e manter o controle sobre o progresso de cada criança.
  • O S.A.M. equipa seu filho com habilidades que irão ajudá-lo a ter um bom desenvolvimento matemático. Isso inclui o pensamento crítico, heurística, raciocínio lógico, entendimento metacognitivo, técnicas de modelagem e problemas do mundo real.

Para mais informações sobre o Seriously Addictive Mathematics (S.A.M), clique aqui.

Kumon

O fundador da Associação de Educação e Pesquisa Kumon do Japão, Toru Kumon, criou o método em 1954 para ajudar seu filho mais velho, que tinha dificuldades com matemática na escola.

Em 1978, o primeiro centro Kumon foi aberto em Osaka, Japão; em 1990, o primeiro instituto de educação Kumon foi aberto. Agora existem mais de 7.500 centros ao redor do mundo, em 25 países, e mais de 2,5 milhões de estudantes.

O que é o método Kumon?

O método Kumon é um método individualizado de aprendizado. O ponto inicial dos estudantes depende da sua habilidade de alcançar notas máximas através do estudo individual.

Defensores do método acreditam que se o estudante continuar a estudar no seu próprio ritmo, irão alcançar o seu nível escolar e muito rapidamente ultrapassá-lo.

Benefícios

  • Começar no nível apropriado significa que seu fillho irá amar aprender matemática;
  • Seu filho progride no seu próprio ritmo;
  • Os pais têm um papel muito importante no método Kumon;
  • Seu filho será capaz, no tempo certo, de ultrapassar o seu ano escolar;
  • Desenvolve o autodidatismo, que é um fantástico hábito de estudo;
  • Desenvolve a compreensão na leitura e uma forte habilidade de cálculo e análise, que são essenciais para resolver problemas.

Kumon em Singapura

De acordo com informações do site do Kumon, o método suplementa definitivamente o sistema de educação de Singapura, ajudando os alunos a empreender com facilidade o estudo individual da matemática no segundo grau. Para mais informações acerca do Kumon em Singapura, clique aqui.

Multi-Process Model (MPM) math system [Sistema Multi-Processo]

MPM é um sistema de desenvolvimento matemático ao redor dos conceitos de multi-processo e multi-conceito. O MPM foi criado aproximadamente em 1989 e tem mais de 100.000 estudantes em todo o mundo.

Similar ao Kumon, este sistema é personalizado para cada estudante e é focado no auto-aprendizado com mínima intervenção de instrutores. O MPM se orgulha de ajudar os estudantes a desenvolver suas habilidades em resolução de problemas e pensamento lógico independente.

Os estudantes trabalham com o MPM para resolver problemas de Álgebra, Geometria, Coordenadas Planas e de várias outras áreas da matemática. Além disso, aprender matemática se torna divertido, de forma que as crianças conseguem entender conceitos matemáticos sem se sentir pressionados.

Objetivos e Vantagens da MPM

  • Ela promove a habilidade de resolução de problemas por meio do desenvolvimento do pensamento crítico e independente;
  • Encoraja uma atitude ativa de auto-aprendizado na criança, através de um sistema personalizado de aprendizado;
  • Fortalece a autoconfiança da criança utilizando novos e constantes desafios;
  • Encoraja a criança a gostar de aprender matemática.

Para mais informações sobre a MPM em Singapura, clique aqui. Você também pode fazer o download de algumas planilhas MPM aqui.

E.nopi (Eye Level Learning) maths system [Sistema de aprendizado de matemática à altura dos olhos]

O sistema educacional suplementar E.nopi (agora conhecido como sistema Eye Level (na altura dos olhos)), foi fundado em 1976 pelo Dr. Young Joong Kang, na Coréia.

O programa Eye Level consiste de:

  • Matemática, incluindo o pensamento matemático básico e crítico;
  • Inglês, incluindo leitura, escrita, fala e escuta;
  • Coreano.

Este método tem mais de 2 milhões de estudantes em 16 países, incluindo Singapura. Este sistema, como o Kumon e o MPM, é baseado em um princípio educacional no qual os estudantes aprendem no seu ritmo.

O sistema Eye Level acredita que quando um professor entende os problemas de um aluno, então o ensino se torna efetivo. A matemática Eye Level foca em ajudar as crianças a desenvolver sua habilidade de resolução de problemas por uma abordagem de pequenos passos.

A matemática Eye Level combina o pensamento matemático básico e o crítico e encoraja os estudantes a dominar os conceitos matemáticos.

Benefícios da matemática Eye Level Math

  • Provê material de estudo sistemático para todos os níveis, baseado na habilidade do seu filho;
  • Utiliza materiais de estudo que ajudam a criança a desenvolver a habilidade de resolver sozinha os problemas;
  • Usa o método de ensino interativo que inclui avaliações proativas e comunicação aberta entre estudantes, professores e pais;
  • Ajuda a desenvolver as habilidades de pensamento crítico e analítico;
  • Equipa a criança com a habilidade de usar as suas proficiências em todas as áreas de estudo.

Para mais informações sobre a matemática Eye Level em Singapura, clique aqui.

S.A.M vs Kumon vs MPM vs E.nopi

Então pais, na hora de escolher entre tantos métodos, qual a sua opção?

Enquanto todos os 4 sistemas focam em encorajar o auto-aprendizado nas crianças, a melhor forma de decidir por um é conversar com um representante nos respectivos centros de ensino. Descubra o centro que melhor se encaixa com as habilidades do seu filho.

Além disso, converse com os professores do seu filho na escolar. Eles devem ser capazes de avaliar se o seu filho precisa da ajuda de um sistema complementar de matemática. Eles também podem ser capazes de recomendar qual sistema vai ajudar a cultivar o talento natural do seu filho.

Seus filhos estão envolvidos com algum desses métodos? Compartilhe sua experiência conosco, deixando um comentário.

Referências:

(crédito das imagens: Wikimedia e Flickr 1, 2)

Deixe um comentário